FAZER XIXI NO MATO É POLUIÇÃO?

27/07/2011
Texto de Lourival Caporali Penna



Fazer Xixi no Mato é Poluição?

Na hora mais imprópria a criança diz ao pai que está com vontade de fazer xixi. A solução vem rápida: Faz ali naquela árvore que ajuda ela a crescer. A criança corre para a árvore e assim que o xixi toca o chão ela olha para cima para ver a árvore crescer. Isso é poluição?


Ora, o conceito dessa palavra vem mudando dia após dia. Honestamente você, caro leitor, sabe onde esse conceito surgiu, como ele se transforma e qual é a sua urgência?

Um dia começa a chover. Aquelas chuvinhas demoradas, lentas. De repente morre um vizinho, um amigo... Fico a me imaginar dentro da cena. Fico com medo. Ligo o rádio, já foram constatadas mil mortes e ninguém sabe porque. Quando passou a chuva haviam morrido mais de quatro mil pessoas.

Infelizmente não é ficção. Esse fato aconteceu, foi na cidade de Londres, primeiro mundo. Choveu ácido sulfúrico. Chove ácido sulfúrico.

Foi então que a raça humana começou a se sensibilizar. E você caro leitor já se tocou, sabe do que estamos falando?

Chaminés de Grande Altura

A raça humana sempre acreditou que a terra tem uma capacidade infinita de regeneração. A fábrica que produz uma quantidade muito grande de fumaça tem uma chaminé que joga tudo lá em cima. O vento leva essa fumaça embora e está tudo resolvido.

Essa fumaça, entretanto, contém elementos químicos que ao reagirem com a água se transformam em ácido sulfúrico. Nesse dia em Londres houve uma inversão térmica. A fumaça ficou contida em uma concentração muito alta. Reagiu com a água e caiu em forma de chuva numa concentração muito grande.

Duro golpe no significado de desenvolvimento. O mundo vem se desenvolvendo e de repente a chaminé, que é o símbolo do desenvolvimento, passa a ser uma ameaça, um símbolo da morte.


Cientistas e pesquisadores discutiram muito e em dez anos chegaram a uma conclusão. As chaminés devem soltar seu gás carbônico, enxofre e o que mais contiver acima do nível da inversão térmica. Beleza! É só aumentar as chaminés para 200 metros de altura. Ai os ventos são mais fortes, levam o ácido sulfúrico para longe e está tudo resolvido. A capacidade de regeneração do planeta é infinita e não precisamos mais nos preocupar com isso. Continuaremos a nos desenvolver e a aumentar indefinidamente o número de fábricas e de chaminés com 200 metros de altura.

A Pesca na Escandinávia

A Escandinávia é um celeiro de pesca que alimenta um grande número de pessoas em todo o mundo. De uma hora para outra as condições começaram a mudar. O ph da água dos lagos começa a se alterar e a acidez passa a ameaçar trutas e salmões. Localmente esse fato passa a representar um prejuízo econômico significativo, mas não é só isso, se o mesmo fenômeno passar a acontecer em outras partes do mundo as conseqüências poderão ser imprevisíveis.

As chaminés de grande altura, construídas na Inglaterra e na Alemanha, estavam contaminando de ácido sulfúrico, nítrico, clorídrico, etc., lagos a quilômetros de distância.

Pasmem! O pequeno planeta terra não tem uma capacidade infinita de regeneração.

Começa a pergunta a fazer sentido? Já dá para responder se fazer xixi no mato é poluição? Não, não se apressem. Os fatos citados até agora aconteceram nos anos de 1950 e 1960. Vem acontecendo mais coisa por ai.

O aumento populacional e o aumento da temperatura do planeta

Nos anos 50 a população mundial era da 2 bilhões e meio de pessoas. Em 2.000 o número de habitantes passa para mais de 6 bilhões, ou seja, mais do que dobrou. Da produção industrial não tenho números, mas posso afirmar sem medo de errar que cresceu muito mais do que o aumento da população.

Junto com o aumento populacional, o aumento da industria e do número de automóveis, (você anda de carro?) aumentou consideravelmente o volume de dióxido de carbono na atmosfera. De quase nada em 1870 passou para mais de 6 bilhões de toneladas em 2000.

O que acontece com todo esse volume de gás, produzido por nós, uma vez que já sabemos que a capacidade de regeneração do planeta é limitada?

O que não cai como ácido fica ai na atmosfera do planeta. Quando o sol entra, essa atmosfera retém calor. O resultado é que nos últimos 50 anos a temperatura média subiu meio grau. Pouquinho né?

Os anjos lamentam a pouca inteligência humana

As alterações, que esse acréscimo de temperatura causa no clima do planeta, nos mostram como meio grau é muito. As correntes de ar começaram a se alterar. As correntes marítimas mudaram Com isso o regime de chuvas...

Pior, o volume de gás lançado na atmosfera aumenta em proporção geométrica. Se levou 50 anos para a temperatura média aumentar meio grau, com mais 10 pode aumentar mais meio e depois com mais 5 anos.

O furacão Katrina, na América do Norte, já nos avisou do que pode o vento. O ciclone extra tropical que se formou ela primeira vez em terra no sul do Brasil também. Já vimos seca no Rio Grande do Sul, para ficarmos com apenas três exemplos. Com mais meio grau e depois com mais meio o que poderá acontecer?

Os anjos já viram, é por isso que eles lamentam por nós.

                                   A Urgência

Temos de parar de pensar que o problema vai ficar para as gerações futuras. As conseqüências do mau uso da nossa mãe natureza já começaram a acontecer. O agricultor no Rio Grande do Sul já está sofrendo todo ano com a estiagem. Em Minas o regime de chuvas está alterado. Não se pode mais afirmar que as hidroelétricas poderão se manter sem racionamento, mesmo num futuro próximo.

A questão é de sobrevivência. Sobrevivência da flora e da fauna. Sobrevivência da raça humana, que também faz parte da fauna. Por causa dessa questão muitos conceitos estão mudando: desenvolvimento, crescimento, progresso, riqueza... sem futuro tudo isso vale nada.

Qual é o seu papel? Qual é a parte que lhe cabe?


                                   E então?

Já dá para responder? Se uma criança fizer xixi na árvore, um dia, isso é poluição?

E se todas as crianças, da mesma sala do jardim de infância, fizerem xixi na árvore no mesmo dia?

E se todas as crianças, da mesma escola, do jardim de infância e do fundamental, fizerem xixi na mesma árvore, todos os dias, isso é poluição?

E jogar saco plástico na rua, é poluição?

E gastar copinho de plástico? E andar de carro? E gastar água demais?



Referências Bibliográficas

IETEC. 2005. Sustentabilidade Empresarial. Curso Gestão Ambiental Empresarial. Belo Horizonte

Figuerêdo, Débora Vallory. 2005. Tecnologias para Tratamento de Poluentes Atmosféricos Industriais IETEC. Belo Horizonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário