AUTOMAÇÃO E DESIGN SUSTENTÁVEL

Sustentabilidade e Automação aplicados ao Design de Interiores

Eng. Thales Cavalcanti e Arq. Daniela Corcuera

Diante da necessidade de preservação dos recursos naturais e da redução do consumo para a preservação do meio ambiente, é necessário que os profissionais de Design de Interiores e Arquitetura estejam capacitados para fazer uso das melhores estratégias de sustentabilidade em seus projetos.

Boas soluções para a eficiência energética e o conforto ambiental começam por um bom projeto arquitetônico, que tira partido das condições naturais para o aproveitamento das energias passivas, para depois integrar soluções eficientes e automatizadas de energias ativas. 

Algumas decisões e especificações de projeto podem contribuir significativamente para a eficiência hídrica e energética da edificação, além de favorecer a gestão ambiental de resíduos e o bem-estar de seus ocupantes.  O cuidado na especificação de materiais pode significar menores impactos ao meio ambiente, menor demanda energética de climatização e maior conforto ambiental.

A Automação presta-se como uma ótima ferramenta para a Sustentabilidade, pois além de agregar segurança e conforto, colabora com a redução e o controle do consumo de energia em equipamentos utilizados para climatização, controles de iluminação, aquecimento de água, entre outros.

Os ambientes se tornarão cada vez mais adaptáveis e mutáveis, utilizando a tecnologia para isto, por exemplo: janelas térmicas automáticas, janelas e persianas motorizadas e sistemas de ventilação serão ativados através do monitoramento das condições externas, em resposta às condições naturais de temperatura, luminosidade solar, e vento, a fim de proporcionar a melhor condição interna na edificação, com menor consumo de energia, visando o conforto dos seus ocupantes.

A gestão da água também pode ser realizada graças a Automação, monitorando e acionando, por exemplo, sistemas de irrigação para jardins em função na umidade do solo, ou sistemas de captação de água de chuva.

Apesar dos sistemas de Automação necessitarem de energia para o seu funcionamento, os ganhos energéticos que irão representar poderão ser ainda maiores.  Contudo, é possível utilizar fontes de energia alternativas e limpas como solar e eólica para favorecer a autonomia energética de uma edificação.

O aumento da demanda em forma crescente tem gerado uma pressão de aumento de produção em escala o que certamente tem favorecido a queda dos preços destes sistemas, que se tornam cada vez mais utilizados, necessários e corriqueiros.

Estes conceitos adequadamente utilizados podem criar projetos diferenciados no setor imobiliário, visando atender um público mais exigente e crítico quanto às questões de sustentabilidade ambiental e social, no tratamento dos interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário