SISTEMAS DISPONÍVEIS NO BRASIL

Quais são os sistemas de certificação disponíveis no Brasil?

Arq. Daniela Corcuera

No Brasil estão em uso 4 sistemas para empreendimentos: o LEED, o AQUA, o Procel Edifica e o Casa Clima. 
O sistema LEED foi criado em 1999 pelo USGBC (United States Green Building Council) e vem sendo aplicado no Brasil seguindo o sistema original americano.  A versão 2009 contempla a inclusão de 4 créditos regionais, que podem ou não ser pleiteados.  No caso do Brasil, os créditos regionais ainda não estão disponíveis para aplicação, ainda que os trabalhos da chamada "tropicalização" estejam em andamento e já tenham sido concluídos para os sistemas New Constructions e Existing Buildings.  Todo o processo é conduzido na língua inglesa, utilizando o sistema americano de medições (pés quadrados, Farenheits, etc) e a normativa estado-unidense.
O AQUA (Alta Qualidade Ambiental) tem como base o sistema francês HQE, que foi totalmente traduzido para o português e adaptado as normativas e regulamentações brasileiras.  O processo é conduzido por meio de auditorias documentais e físicas realizadas pela Fundação Vanzolini.
O Procel Edifica é um programa de etiquetagem de edificações desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética da Universidade Federal de Santa Catarina (LABEEE – UFSC), que analisa aspectos relacionados exclusivamente a eficiência energética dos sistemas de iluminação, ar condicionado e envoltória.
O Casa Clima é de origem ítalo-alemã, ainda pouco utilizado no Brasil, com viés na eficiência energética das edificações.
Tanto o LEED como o AQUA são sistemas mais amplos que analisam o empreendimento em diversos aspectos como implantação, eficiência hídrica e energética, conforto ambiental, desempenho de materiais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário